contato@radioserra.com(24) 2246-1724Webmail

Perguntas Frequentes

<< < 12 3 45 > >>

O que é braquiterapia com alta taxa de dose?

Nesta modalidade terapêutica utiliza-se um elemento radioativo com alta atividade e que, portanto, libera alta dose em um curto espaço de tempo, permitindo aplicações rápidas. (vide questão 6) No caso dos tumores ginecológicos geralmente o tratamento é fracionado e não requer internação. Todo planejamento é realizado através de sistema de planejamento computadorizado.

O que é máscara?

É um acessório utilizado para a imobilização da região de cabeça e pescoço moldando esta área e utilizada apenas no momento do tratamento, para garantir a reprodutibilidade do planejamento efetuado inicialmente, quando foi realizada a simulação. Existem outros acessórios empregados para a imobilização de outras áreas de tratamento como mama, membros e tronco, como por exemplo, o vac lock, onde uma espécie de saco plástico preenchido com microesferas de isopor é usado para moldar área que deve ser imobilizada, sendo o ar retirado e o saco lacrado, fazendo um molde praticamente rígido que permitirá que dia após dia a posição do paciente permaneça inalterada durante a irradiação.

Em que consiste o tratamento radioterápico?

O tratamento radioterápico apresenta diversas funções: reduzir a pressão causada pelo tumor e reduzir a dor; parar o crescimento dos tumores; curar certos tipos de tumores e outras doenças.

Por que a radioterapia é aplicada antes da cirurgia?

Para reduzir o tumor, diminuir o sangramento, etc.

Por que a radioterapia é aplicada depois da cirurgia?

Para parar o crescimento de células tumorais residuais.

Por que, em alguns casos, a radioterapia é utilizada no lugar da cirurgia?

Algumas vezes, o tumor pode ser destruído pela radioterapia, não havendo necessidade de procedimento invasivo. A radioterapia pode, ainda, ser empregada em conjunto com a cirurgia e/ou com quimioterapia e hormonioterapia.

Voltar