contato@radioserra.com(24) 2246-1724Webmail

Perguntas Frequentes

<< < 1 2 345 > >>

O que é um simulador?

É um aparelho de raio-X diagnóstico, porém com todos os controles e acessórios de localização encontrados no aparelho de tratamento. Desta forma pode-se simular o plano de tratamento antes do paciente iniciar as aplicações no aparelho.
Define-se o numero de entradas de feixes (campos) de tratamento, ângulos de incidência, tamanho dos campos e a proteção dos órgãos sadios adjacentes.

O que é um Acelerador Linear de Partículas?

É um equipamento eletroeletrônico que produz feixe de radiação ionizante. Geralmente são radiações X (fótons) e elétrons. Obtêm-se nesses equipamentos energias superiores a das unidades de Cobalto 60. Quando desligados não produzem ou emitem qualquer radiação.

O que são blocos de colimação?

São acessórios utilizados nos aparelhos de teleterapia (tratamento com radiação externa) que possibilitam modificar o formato dos campos de irradiação enquanto protege áreas que não se deseja irradiar (cerobend).

O que é portal image?

É um sistema de radioscopia fixado ao Acelerador Linear que permite realizar a verificação do campo de irradiação, imediatamente antes do tratamento (checagem on-line do campo de tratamento).

O que é Radioterapia Conformacional?

É o tratamento realizado com uso de múltiplos feixes de irradiação, utilizando-se acelerador linear, sistema de planejamento computadorizado e recursos de imagem (tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética) no intuito de dar forma aos campos de irradiação (“conformacionar” somente o volume a ser tratado), permitindo menor dose às estruturas vizinhas e possibilidade de ministrarem-se doses superiores às habituais ou menor ou nenhuma incidência de complicações (menor morbidade).

O que é Sistema de Planejamento Computadorizado?

É um software que serve para auxiliar na simulação e cálculos de dose de tratamento, utilizando computadores e imagens radiográficas, tomográficas ou de ressonância magnética. Com isto a composição de campos (associação de diversos feixes de radiação) e os cálculos tornam-se mais precisos. Além de se precisar doses adequadas no tumor, permite avaliar as doses em órgãos adjacentes a este, cabendo ao médico radioteapeuta escolher o que é mais adequado ao paciente.

Voltar