contato@radioserra.com(24) 2246-1724Webmail

Perguntas Frequentes

O que é IMRT?

IMRT é uma técnica de tratamento de radioterapia, onde a radiação é entregue de forma modulada, alterando o padrão do feixe de raios X de acordo com a necessidade de dose e/ou proteção do órgão que esta próximo ao nosso alvo. Dessa forma, a radioterapia consegue poupar vários órgãos ao redor do tumor e ainda conformar (ajeitar, encaixar) melhor sua distribuição.

 

O que é SBRT?

SBRT refere-se à entrega da radiação através de um sistema de localização externo ao corpo para o tratamento. É uma técnica de última geração no que tange a entrega do tratamento de radioterapia, permitindo com que doses muito altas sejam entreguem com segurança e precisão para os tumores, principalmente os menores, curáveis e em locais de difícil acesso cirúrgico. 

 

O que é radioterapia?

A radioterapia se baseia no empego de radiações ionizantes para tratamento, utilizando diversos tipos de radiações e diferentes energias que podem atingir o local dos tumores ou áreas do corpo onde se alojam enfermidades, com a finalidade de destruir células. A radioterapia pode ser usada para destruição ou reduzir o tamanho de tumores, alívio ou diminuição da dor oncológica, estancar ou evitar hemorragias, além de tratar algumas lesões benignas. Seu efeito ocorre apenas na área onde incide o feixe de radiação. O médico radioterapeuta delimita cuidadosamente a área que deverá ser tratada, clinicamente ou, preferencialmente, com auxilio de exames de imagem, e a ela dirige o feixe de irradiação.

Quais são os tipos de Radioterapia?

A aplicação da radioterapia pode ser interna ou externa, chamados respectivamente, de teleterapia e braquiterapia, e cada uma delas ou ambas deverão ser empregadas ao mesmo paciente na dependência da necessidade de cada caso. Na teleterapia a fonte de radiação está distante do paciente e são usados aceleradores lineares ou unidades de Cobalto 60. Já na braquiterapia a fonte de radiação está junto à área que será tratada podendo moldá-la (moldes) ou ser 
colocada dentro do tecido que será tratado, isto é, intersticialmente (implantes).

Quais as indicações de Radioterapia?

Esta pode ser usada para tratamento de tumores malignos (câncer), alguns tumores benignos (meningeomas, adenomas hipofisários, etc.) e algumas patologias benignas (profilaxia de quelóide e pterígio, processos inflamatórios articulares, malformações arteriovenosas cerebrais, etc.)

O que é radioterapia externa?

Na radioterapia externa o feixe de irradiação é originário de uma máquina que está posicionada a certa distância do paciente. Este geralmente é colocado sobre uma mesa apropriada do aparelho. Nesse tipo de radioterapia são utilizados Aceleradores Lineares ou Unidades de Cobalto 60.

Voltar