contato@radioserra.com(24) 2246-1724Webmail

PETRÓPOLIS NA CONTRAMÃO DA FALTA DE APARELHOS DE RADIOTERAPIA

Cidade possui menos de 300mil habitantes, de acordo com o IBGE, e tem dois aparelhos em funcionamento

 

De acordo com matéria veiculada no Bom Dia Brasil, Telejornal matinal da Rede Globo, a OMS prevê necessidade de uma máquina para cada 300 mil habitantes, sendo assim, o Brasil precisaria ter 680 máquinas, mas o país tem apenas 357.

 

O problema que atinge milhões de brasileiros, a falta de aparelhos de radioterapia, não é sentido pela população de Petrópolis/RJ por conta dos atendimentos prestados pela RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia, para pacientes do SUS, convênios e particulares. Atualmente existem 357 aparelhos de radioterapia no Brasil, desses, 269 estão nos hospitais que atendem pacientes pelo SUS, dentre eles, dois estão na Cidade Imperial.

 

A Organização Mundial da Saúde prevê a necessidade de uma máquina para cada 300 mil habitantes. Com isso o país precisaria ter 680 máquinas para dar conta da população brasileira. De acordo com o Físico Médico Dr. Carlos Eduardo Almeida, sócio da RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia o correto seria afirmar que o país precisa de uma máquina funcionando em apenas um turno para cada 300mil habitantes, no caso de Petrópolis, cada uma das duas máquinas atua por dois turnos, num total de 9horas por dia, cinco dias por semana. Resultando numa fila de espera quase zerada.

 

“Temos alguns pacientes na fila, mas o que falta são exames complementares ou a própria burocracia do SUS e dos convênios ser finalizada. Quanto todos os documentos estão corretos, o tratamento inicia em no máximo 10 dias”, declara Dr. Carlos Eduardo.

 

Devido a capacidade técnica e quantitativa, a RadioSerra atualmente atende pacientes das cidades de: Angra dos Reis; Areal; Barra do Piraí; Barra Mansa; Bom Jardim; Cachoeiras de Macacu; Cantagalo; Carmo; Comendador Levy Gaspariam; Cordeiro; Duas Barras; Engenheiro Paulo de Frontin; Guapimirim; Itatiaia; Magé; Mendes; Miguel Pereira; Nova Friburgo; Paraiba do Sul; Paty do Alferes; Petrópolis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores ; Rio das Ostras; Santa Maria Madalena; São José do Vale do Rio Preto; São Sebastião do Alto; Sapucaia; Sumidouro; Tanguá; Teresópolis; Trajano de Moraes; Três rios; Vassouras e Volta Redonda.

 

A matéria veiculada no telejornal ainda pontua que a Região Norte é a região com menos aparelhos. Rondônia, Acre e Tocantins têm apenas uma máquina para atender toda a população. E a do Tocantins ainda está quebrada. No Nordeste, o atendimento também é difícil. O Sudeste é a região que tem mais aparelhos: 206

 

Com relação aos equipamentos da RadioSerra, a mais recente aquisição se trata de um Acelerador Linear Elektaque é o primeiro acelerador multi funcional de tecnologia avançada com a intensidade de terapia de radiação modulada e terapia de radiação imagem guiada, no momento do tratamento. O resultado é de confiança inigualável, permitindo um tratamento mais agressivo do tumor, minimizando os danos ao tecido saudável.

 

Mais informações podem ser obtidas na sede da RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia, que fica localizada na Rua Dr. Sá Earp, 309 – parte – Centro – Petrópolis/RJ, pelo telefone (24) 2246-1724, no site www.radioserra.comou no e-mail contato@radioserra.com.



Voltar