contato@radioserra.com(24) 2246-1724Webmail

DIA INTERNACIONAL DA ENFERMAGEM RESSALTA A IMPORTÂNCIA DESSE PROFISSIONAL

Na RadioSerra ele é o elo entre pacientes e médicos

 

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado desde 1965 em 12 de maio, porém, oficialmente a data foi estabelecida em 1974, a partir de uma decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A data é em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna. Cristã anglicana, aos 17 anos, Florence decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Florence fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

 

No Brasil a data foi instituída no ano de 1938, pelo então presidente Getúlio Vargas. O trabalho do enfermeiro é essencial para garantir a recuperação dos pacientes. Na RADIOSERRA - Centro Regional de Radioterapia, o trabalho realizado por esse profissional é diferenciado e direcionado a oncologia, oferecendo uma maior qualidade no atendimento. Em um primeiro contato, ele fornece orientações, cuidados, tira dúvidas e repassa ao médico responsável pelo tratamento o quadro clínico inicial.

 

“Quando o paciente chega muito debilitado, eu verifico o exame de sangue, passo para o médico e ele vai, verifica a necessidade de transfusão ou de outros procedimentos. Quando é primeiro atendimento, faço as orientações, passo os cuidados que ele deve seguir nesse período de tratamento, explico sobre possíveis reações que, no caso de radioterapia, são muito comuns”, explica a Enfermeira Helen Santos sobre os primeiros contatos com o paciente que inicia o tratamento.

 

Os enfermeiros em oncologia desempenham um papel único, eles preenchem as necessidades técnicas, físicas, psicossociais e educacionais do paciente acometido pelo câncer e sua família. O objetivo é reduzir o impacto da doença e salientar o cuidado com os diversos efeitos colaterais provocados pelos vários tipos de tratamento.

 

O melhor momento é quando há o reconhecimento. Na RADIOSERRA há um espaço dedicado especialmente às cartas recebidas por pacientes e seus parentes, com mensagens de agradecimento à toda equipe. Às vezes o carinho é imediato. “É muito gratificante, eles chegam no final do dia, dão aquele abraço ou voltam com a sensação de vitória por terem conseguido terminar o tratamento. Nosso contato é presente, no dia a dia, nós o acompanhamos o tempo todo”, conta Helen.

 

O trabalho não é fácil, a área oncológica lida com vitórias e perdas, e isso abala toda a equipe. Então é preciso buscar forças para que o profissional continue apoiando quem mais precisa dele. No caso de Helen, todos os dias antes do trabalho ela faz uma oração. “Eu sempre peço a Deus a proteção e a benção para o dia. Tem horas em que é difícil, afinal, somos seres humanos. A força que o próprio paciente passa para a gente supera qualquer coisa”. E finaliza: “Cada dia é um aprendizado, cada dia uma vitória, uma lição. Com muitas dificuldades, mas muita alegria também”.

 

Mais informações sobre o corpo clínico e os serviços oferecidos, podem ser obtidos na sede da RADIOSERRA – Centro Regional de Radioterapia, que fica localizada na Rua Dr. Sá Earp, 309 – Parte  Morin, pelo telefone (24) 2246-1724, no site www.radioserra.com ou no e-mail contato@radioserra.com.



Voltar